segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Castelluccio di Norcia



Neste domingo fizemos um passeio em um dos lugares mais característicos da Umbria. É uma cidadezinha de 5 mil habitantes localizada na porção perugina do Parque Natural de "Monti Sibillini". Este parque protege uma zona belíssima de montanha e abrange, além de Perugia, as Províncias de Ascoli Piceno e Macerata, que pertencem à Regiao de "Marche".

Basílica de São Bento de Norcia



Norcia tem uma origem muito antiga, sendo citada em textos que se reportam às Guerras Púnicas ( cerca de 250 A.C). No final do Império Romano sofreu com as invasões bárbaras, mas se reestruturou transformando-se em um ativo centro medieval. Como está em uma região sísmica, passou por contínuos trabalhos de restauro para conservar a sua estrutura original. Além das belezas naturais, é conhecida por ser a terra natal de São Bento, que fundou a ordem dos Beneditinos por volta do ano 500. A Basílica de São Bento foi construída, segundo uma crença local, sobre as ruínas da casa onde nasceu o santo.



Comerciante de Norcia em meio às suas "criaturas"




Outra característica marcante da cidade é a sua gastronomia que é baseada na arte de transformar a carne suína em salames, presuntos e outros derivados. O tartufo nero também é um produto típico de Norcia e é usado para temperar, com seu sabor especialíssimo, diversos pratos locais. A cidade é cheia de restaurantes e lojas de produtos alimentares , tudo muito concentrado no borgo histórico o que faz com que a cidade tenha um perfume de especiarias, queijo pecorino e forno a lenha, uma loucura!

Um tipo original de salame ( "as bolas do vovô")


Mas o passeio não pára por aí. Pegando uma estradinha de montanha todo cheia de curvas, sobe-se outros 800 metros, até a quota 1400, onde se abre uma paisagem realmente especial: um terreno plano que se extende por quilômetros no alto da montanha rodeado por picos ainda mais altos.

Lá no fundo da paisagem se avista um vilarejo chamado Castelluccio.





No inverno as atividades giram em torno dos esportes sobre a neve. No verão pode-se caminhar por um vasto campo onde se cultivam grãos e pastam as ovelhas. A Altitude tem um efeito muito positivo na produção do leite com o qual se produz o prestigioso queijo pecorino.







As lentilhas produzidas nesses campos são tão especiais que têm, desde 1997, a marca IGP ( Indicazione Geografica Protetta), são de dimensão muito pequena, cozinham facilmente e os grãozinhos são de cores diversas. Uma coisa linda de se ver são os campos quando estão cheios de flores, parece uma pintura!

Para mais informações sobre a região, consulte o site:http://www.bellaumbria.net/Norcia/

4 comentários:

  1. Que beleza de post, Mariangela!
    Lindo demais...como é bella questa terra!
    E os queijos? Ai que delícia...cidadezinha de sonho, ein?
    Amei! Obrigada pelo elogio ao novo visual do meu blog.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tata e Cia! Como era fácil, nessa tranquilidade,sentir a presença de Deus por perto. São Bento conversava muito com Ele. Difícil era segurar o perigo da gula, com todos esses prodotti de dar água na boca.Haja santidade...

    ResponderExcluir
  3. Estive em Castelluccio em abri de 2008.Era um fim de tarde frio,com cara de poucos amigos.La chegando encontrei um barzinho aberto onde entrei para esquentar e tomar uma taça de vinho.
    Haviam alí tres senhores,dois bem velhinhos,jogando cartas.Acabamos conversando.O mais jovem tinha uma mulher brasileira,morando em São Paulo,funcionária publica do tribunal de Justiça.Êle o marido cuidava de uma pousada lá em Castelluccio.Baita coincidência.
    Meu nome é Lamberto Wis,sou de São Paulo e meu email é lambertowis@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. We had seen the photos of Castelluccio when the flowere are in bloom, and knew they would be gone by the time we arrived, which made the impact the place had on us even more surprising.

    ResponderExcluir