quarta-feira, 31 de março de 2010

Brasileiros e falsa cidadania italiana


No dia 19 de março, em um dos jornais mais respeitáveis da Itália o "Corriere della Sera", foi publicada uma notícia que deve deixar em estado de alerta aqueles brasileiros que estão programando fazer a cidadania italiana aqui . A matéria se intitula : "La grande truffa dei passaporti italiani"- que traduzida fica assim: "O grande golpe do passaporte italiano"- e que conta de como brasileiros forjam documentos para construir uma falsa árvore genealógica e passar a ter um antecedente italiano que lhes dá o direito à cidadania. A matéria é uma das manchetes e ocupa toda a página 19 do jornal, com grande riqueza de detalhes a respeito dos documentos falsificados no Brasil - que tristeza! Isso prejudica muito aqueles que fazem tudo direitinho, demoram anos para juntar e legalizar todos os documentos, depois, quando chegam aqui, muitas vezes, pagam as consequências da maracutaia dos outros, pois os documentos brasileiros passam a ser vistos com muita desconfiança pelas autoridades locais, e devem passar por um sistema mais rigoroso e lento para serem considerados válidos. A matéria é longa e fala até de uma máfia brasileira que transforma pessoas provenientes de países árabes (que têm dificuldade para imigrar para os Estados Unidos) em legítimos cidadãos italianos, através de falsa identidade brasileira com linha de parentesco italiana.
Aqui vai a tradução de um trecho:
" Um trabalho de pesquisa entre o Brasil, Londres e algumas cidades italianas permitiu ao "Corriere" desvelar a existência de uma rede criminal que faz evitar anos de espera, ou até mesmo cria do nada o direito à cidadania italiana, penetrando nas malhas largas da lei de 1992, e das sucessivas diretivas. Os documentos dos quais estamos em posse demonstram conivências pesadas: árvores genealógicas falsificadas foram legalizadas dentro da nossa embaixada em Brasília, depois encaminhadas a uma cidade do Savonese, onde a "rede" oferece estadia e uma residência fictícia ao futuro cidadão italiano. (...) O primeiro encontro é em um escritório de São Paulo ou de Porto Alegre com um mediador. Mas para quem já está na Europa, mesmo como clandestino, tudo pode ser organizado em Londres. A tarifa do serviço depende da dificuldade do trabalho. Pegamos o exemplo mais gritante: o "cliente" brasileiro não tem nenhum antenato italiano. Por um valor que gira em torno aos 10.000 euros, a gang resolve o problema. Faz o pedido na Itália de um certificado de nascimento, verdadeiro, de um emigrado para o Brasil, com a data de fim de 1800 ou início de 1900, e o faz tornar-se bisavô do brasileiro, falsificando os certificados intermediários.(...)A árvore genealógica inventada necessária para a obtenção da cidadania tem o aval da seção consular da Embaixada de Brasília. (...)" Não se preocupe, passamos naquele escritório onde estão os nossos amigos", disse um mediador a uma brasileira que se fingia interessada e declarava de não ser de Brasília mas de uma cidade do Sul. É na capital do Brasil o coração do golpe e poderiam ser centenas as práticas timbradas nos últimos anos sem nenhuma verificação. Enquanto os consulados de São Paulo, Porto Alegre ou Curitiba- com milhões de descendentes italianos- estão afogados nas práticas de cidadania (com até 20 anos de espera), o escritório hospedado na embaixada italiana de Brasília se ocupa apenas do Distrito Federal, que tem menos habitantes do que Roma. Para fazer a prática falsificada chegar na mesa dos "amigos", a quadrilha deve falsificar um outro documento declarando que o requerente seja de Brasília, o que, na grande maioria dos casos provenientes desse escritório, não é verdadeiro."

Nesta primeira parte a matéria denuncia casos criminais, pessoas que burlam as leis italianas e brasileiras. Na segunda parte critica a lei italiana e a circular de 2002 por permitir a vinda de brasileiros -com documentos verdadeiros e legalizados- para fazer a cidadania diretamente na Itália, bastando para isso declarar-se residente em uma cidade italiana. O jornal classifica isso de " turismo de passaporte" e diz que algumas cidades são verdadeiras fábricas de novos italianos. Embora, neste caso, seja tudo feito dentro da lei, criou-se uma visão negativa a respeito dos pedidos de cidadania feitos por brasileiros, que são vistos com desconfiança. Deste modo, o direito de um cidadão brasileiro a reclamar as suas origens ficou com cara de abuso, sinal que a lei italiana não reflete a mentalidade atual dos italianos que vem gradualmente aceitando alguns princípios xenofóbicos como positivos.
A gente sabe que o brasileiro tem uma notável capacidade para criar novas maneiras de burlar a lei ( que criatividade!) mas não se pode negar que a maracutaia dos documentos falsos não seria possível se algumas autoridades italianas não fossem coniventes.
A lentidão dos processos junto aos consulados italianos no Brasil é a raiz de todos estes problemas, o que equivale a dizer: -Olha, você que é descendente de italiano tem o direito de ter reconhecida a sua cidadania, mas para que isso aconteça, ou você espera 20 anos aqui no Brasil, ou vai para a Itália e gasta um monte de euros e mesmo seguindo a lei você vai ser mal visto e, muitas vezes, mal tratado. Que raio de direito é esse?

9 comentários:

  1. Olha, de fato, é mt triste isso. Nòs q passamos pelo processo normal da cidadania, sabemos e pagamos o preço de ter que se submeter a tanta burocracia.. Nao é facil. Mt espera e paciencia.

    Agora, sofremos com a questao da carteira de motorista, que nao se pode fazer a equivalencia, pelo q sei por um tempo atras ter tido mts falsificaçoes. Sacanagem. La vamos nòs paqar o preço, ter q fazer provas e exames de motorista novamente..
    A sociedade vive num mundo paralelo ao marginalismo,e o exemplo vem mt de cima, né, mts politicos..

    ResponderExcluir
  2. Dani, bem lembrado. tenho amigos argentinos que puderam ter a carteira de motorista italiana simplesmente apresentando aquela argentina. Devido ao comportamento incorreto de alguns brasileiros, temos todos que voltar para a auto-escola. Que paciencia!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Meu permesso por motivi familiari demorou 40 dias para sair. Fiz na Questura di Siena, na Toscana. A cidadania por casamento eu dei entrada depois de 6 meses morando na Italia, mas eu tenho duas filhas. Me disseram que a cidadania pode demorar até 2 anos. Vamos ver quanto tempo vai demorar.
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  4. ola gostaria de avisar a todos os brasileiros romenos e as pessoas que foram enganadas por Iria Vancleide de Marchi pelo golpe da falsa cidadania. Pois nao e justo pegar nosso dinheiro com promessas e se dar bem as nossas custas. Já sabemos aonde ela mora Ox43rj 22 kersington crescente Oxford. O link dfo face dela tb segue pois vimos pelas fotos que ela esta impune e pronta para aplicar novos golpes! E uma questao de tempo para pegarmso ela e toda sua mafia. Sabemos que ela lesou varias pessoas na italia e estamos realizando uma acao coletiva e encaminhando um dossie completo a interpol! Não só de estelionato mas de falsificação de documentos e transporte de drogas e reconhecimento de paternidade falsa para cidadania. Caso mais alguem foi lesado e queira entrar na açao deixe contato.
    https://www.facebook.com/keide.dossanto.3?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber dela, como faço para entrar em contato ? Tenho muitas coisas aqui no Brasil e tudo diz respeito a ela (essa mulher). Entra em contato.... Urgente.

      Excluir
  5. Ola brasileiros que foram enganados por iria vancleide de marchi, venho aqui comunicar que estamos empenhados na causa. já entramos em contato com as autoridades e sabemos onde estao os envolvidos com essa quadrilha. Sabemos que eestao espalhados pela europa. Londres, Oxford, Franca, Alemanha, . Que a cabeça da operacao Iria vancleide esta vivendo em oxford. Precisamos parar com esses fraudadores. ja temos o endereco de tres dos acusados em nossa açao coletiva. Calma meus amigos que a interpol e as autoridades locais estao avisadas e todos irao pagar pelo que fizeram.

    ResponderExcluir
  6. baddo da golpista iria vancleide de marchi vulgo keide dos santo

    https://badoo.com/en/0383790692/photos/

    ResponderExcluir
  7. SSD SOLUÇÃO QUÍMICA AUTOMÁTICA PARA LIMPEZA DE NOTAS DE MONTAGEM DEFINIDAS COM MÁQUINA
    TAMBÉM VENDEM PRODUTOS QUÍMICOS COMO SSD FORMULÁRIO DE SOLUÇÃO AUTOMÁTICA DE LIMPEZA DE DÓLARES NEGROS CURRENCIES.I uso desta mídia para informá-lo, que a nossa empresa pode limpar a moeda negra deface, (dinheiro manchado) notas de banco, temos todos os tipos de produtos químicos utilizados para a limpeza de Dinheiro preto ou dinheiro manchado em moedas como dólar americano, Euro, Libra, e todas as moedas locais, mesmo se a sua nota desfigurada tem 45 anos.

    Nós Limpar Black Dollar em% base nós? Usando SSD Solutions Chemicals ??

    Avanced Notas produtos químicos de limpeza? Nós enviamos o técnico a seu país ??

    Ssdsolutionlab1@gmail.com
    Ssdsolutionlab1@gmail.com
    Ssdsolutionlab1@gmail.com


    Nós na fabricação Top.Chemicals, vender e também prestar serviços para os produtos abaixo e produtos químicos para o dinheiro preto, manchado e desfigurado.
    Super ssd solução química
    Super ssd solução automática
    Ouro bruto pó químico w2
    mercúrio
    Pó de activação
    * Solução SSD
    * Vectrol colar
    * Solução Tebi-Manetic
    Moeda desfigurada
    * Limpeza química
    Moeda escurecida
    * Notas revestidas preto
    * Limpeza dinheiro preto
    * Pasta vectrol, solução SSD
    * Super solução automática
    * Anti-breeze notas de banco
    * Moeda preta marcada
    * Notas revestidas preto
    * Limpeza Black dinheiro.
    * Preparações anticongelantes e líquidos preparados para descongelamento.



    Nós também oferecemos máquinas com nossos técnicos para fazer os trabalhos de preservação grande para países clientes ea limpeza de notas pretas. Mas antes de nós atendemos ao trabalho dos clientes ele / ela nós escrevemos-nos através do endereço de email. Depende de casos diferentes, de escritório diferente e de filial. Nós escritório de filial de ave em todo o mundo Email:

    ResponderExcluir
  8. SSD AUTOMATIC CHEMICAL SOLUTION FOR CLEANING DEFACED CURRENCY NOTES WITH MACHINE
    WE ALSO SALE CHEMICALS LIKE SSD AUTOMATIC SOLUTION FORM CLEANING BLACK DOLLARS CURRENCIES.I hereby use this media to inform you, that our company can clean out black deface currency, (stained money) bank notes, We have all kinds of chemicals used for cleaning of black money or stained money in currencies such as U.S Dollar, Euro, Pound, and all local currencies, even if your defaced note is 45 years old.

    We Clean Black Dollar on % basis we? using SSD Solutions Chemicals??

    Avanced Notes Cleaning Chemicals? We send Technician to your Country??

    ssdsolutionlab1@gmail.com
    ssdsolutionlab1@gmail.com
    ssdsolutionlab1@gmail.com


    We At Top.Chemicals manufacture, sell and also provide services for the below products and chemicals for black, stained and defaced money.
    Super ssd chemical solution
    super automatic ssd solution
    raw gold chemical powder w2
    mercury
    Activation powder
    *SSD Solution
    *Vectrol paste
    *Tebi-Manetic solution
    *Defaced currency
    *Cleaning chemical
    *Darkened currency
    *Black coated notes
    *Cleaning black money
    *vectrol paste, SSD solution
    *super automatic solution
    *anti-breeze bank notes
    *black marked currency
    *black coated notes
    *cleaning Black money.
    *Anti-freezing Preparations and Prepared De-icing Fluids.



    We also offer machines with our Technicians to do the large preservation jobs to client countries and the cleaning of black notes. But before we attend to clients job he/she we write us Via Email address.Depends on different cases,different office and Branch Company.we ave branch office everywhere in the world Email:

    ResponderExcluir