terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Moda italiana de segunda mão




A moda italiana é mundialmente famosa pela qualidade das suas criações, e é um dos setores econômicos mais importantes do país além de ser fonte de inspiração para falsificadores do mundo inteiro. Eu nunca fui muito ligada nessa coisa de gastar dinheiro para comprar coisa de marca mas devo admitir que a moda levada a sério é bonita de se ver. Eu moro em uma cidade que no Brasil seria considerada muito pequena, mas a quantidade de lojas de roupas caras é impressionante.
Pela extensão da cidade, a gente deduz que a roupa passa mais tempo na vetrine da loja do que na pessoa que compra, pois muita gente usa cada peça que compra uma só vez e considerando-se que aqui não tem muito lugar pra ir, depois de fazer o trajeto completo do centro da cidade em no mássimo 2 horas e encontrando todas as pessoas conhecidas possíveis, a roupa nova mega caríssima já fica muito "batida" e vai para um lugar no guarda-roupa reservado a peças de descarto.

Logicamente não é assim para todo mundo, mas eu falo com conhecimento de causa, pois conheço pessoas que fazem exatamente desse modo e acumulam uma quantidade enorme de roupas ao ponto de não conseguir mais fechar o armário. O que agrava a situação, é que cada estação é muito bem definida pois a temperatura muda bastante e para caber a nova coleção, é necessário se livrar de tudo aquilo que foi acumulado. Algumas pessoas caridosas doam muitas coisas, mas não é a maioria. Tem gente que simplesmente joga fora . Outro dia eu vi na tv que a polícia achou uma descarga abusiva de lixo que era gestida pela máfia, e quando mostraram as imagens quase não acreditei, pois o lixo na verdade eram peças de roupa jogadas fora, uma montanha.

Também tem muita gente que vende as roupas usadas para depósitos que depois revendem para os distribuidores. Desde que eu cheguei aqui sempre gostei muito de andar pelas feiras de rua para conhecer os produtos locais, e uma das bancas que me chamou muito a atenção foi a de roupas usadas. Brasileiro não é muito acostumado com essas coisas e torce um pouco o nariz, mas vendo a mulherada que avançava nas roupas como abelha no mel, comecei a participar também, e desde então não parei mais. É muito divertido, parece uma caça ao tesouro, pois em geral vem tudo misturado ( cada coisa do arco da velha!) e de repente aparece uma calça inacreditavelmente nova e exatamente do meu tamanho que ainda por cima tem um corte perfeito porque é de uma marca realmente boa. O mais divertido de tudo é que custa entre 3 e 5 euros.

Aqui vão algumas imagens de roupas que eu encontrei nas banquinhas.






Recentemente saiu uma pesquisa dizendo que houve um significativo aumento do consumo deste tipo de produto no mercado italiano. Além das feiras de rua, existem as lojinhas especializadas na venda de roupas usadas de boa qualidade. Outra coisa interessante é o surgimento de franquias neste setor, como por exemplo o "Mercatino dell'Usato" (http://www.mercatinousato.com/) e "Mercatopoli" ( http://www.mercatopoli.it/index.php?id=99 ). Neste tipo de negócio encontra-se de tudo: móveis, objetos, quadros, livros, roupas, etc., e a filosofia é fazer a vida útil dos produtos ser mais longa e desta forma ajudar o ambiente além de incrementar a economia. Segundo declaração dos responsáveis, no ano de 2009 as lojas de Mercatopoli movimentaram cerca de € 5.000.000,00. Idéia bacana, não é?

5 comentários:

  1. Oi,Mariangela!Tudo bem?
    Nossa, essa feirinha é um achado mesmo!A gente não está muito acostumado com brechós, mas acho que isso está mudando.Estou vendo sites e bazares que roupas de marca e o pessoal pulando em cima mesmo.Nesses dias de hj temos que reaproveitar até as roupas, ainda mais as boas!
    Muito legal esse post!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. é sempre bom aproveitar estas "ofertas" e com a crise que esta aqui na Italiaaaaaa...rsssss


    Tanti saluti!
    Gi, Roma

    ResponderExcluir
  3. Ja fui em um desses mercadinhos mas nao encontrei nada que pudesse me interessar. Acho que é porque cheguei ja ao meio dia e as peças melhores sao vendidas logo nas primeiras horas de mercadinho. Tenho uma amiga italiana que faz a festa nas feiras. Ela chega sedinho e passa horas e horas revirando as roupas a procura de pequenos tesouros. Outro dia ela encontrou um vestido dos anos 70, lindissimo, estilo hippie, por 10 euros. Resolveu colocar no ebay e conseguiu vender por 270 euros pois era uma peça unica de um estilista famoso dos anos 70. Existem tambem os negocios vintages que tambem sao legais porem os preços sao um pouco mais caros do que as bancas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariangela, tava sumidinha...eu confesso que qquando jovem, houve uma época que era moda no Rio comprar calça jeans americana em brechós...mas naquele tempo não existiam importados, só quando alguém viajava pra fora é que comprava coisas de marca...eu tive uma jeans boca de sino, lembra?
    Hoje tenho um certo nojinho...acho que não compraria não, acho...não sei se visse que a roupa é nova, pode ser...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olà queridas, obrigada pelos seus comentàrios!
    Quando eu saì do Brasil em 2006, pelo menos perto de onde eu morava nao tinha nenhum lugar legal pra comprar esse tipo de coisa. Nao sei se a coisa està mudando, mas por aqui a tendencia està bem forte. Acho que a Gi tem razao, pode ser por causa da crise que pegou muita gente na Italia de calça curta... Mas como a Thais (que é inteiradìssima) falou, também encontrei muitos sites brasileiros vendendo roupas de marca usadas.
    Beijao a todas!!!

    ResponderExcluir