quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Minha chegada na Italia

Isso aconteceu já há mais de três anos...Foi uma mistura de sensações difícil de descrever, pois chegar em um lugar como turista é bem diferente de chegar para morar, é como ser apresentada ao futuro esposo em um casamento arranjado. No meu caso, já estava decidido que a minha estadia deveria durar um bom tempo, pois, quando se faz isso com a família não se pode ficar mudando de idéia o tempo todo, além dos danos psicológicos é preciso lembrar dos danos causados ao "bolso". Nós viemos para uma região onde não tínhamos nenhum conhecido. Escolhemos o lugar pesquisando na internet!!! Uns meses antes comecei a dar uma revisada na língua italiana pois eu tinha feito um curso de 4 meses na universidade muitos anos atrás, ou seja, dava pra me virar no início mas com dificuldade. Meu marido era já cidadão italiano desde 1995 (quando ainda não tinham filas imensas no Consulado de São Paulo). A nossa filha, que na época da mudança estava com 15 anos, também tinha a cidadania. Ela ficou com a minha família durante 3 meses no Brasil enquanto ajeitávamos as coisas por aqui. Ainda bem, pois o começo não foi fácil!
O meu roteiro foi o seguinte:
1- Reuni todos os documentos da minha cidadania jure sanguinis e deixei nas mãos do meu pai no Brasil, faltando ainda algumas providências a serem tomadas;
2- Fizemos as reservas em um hotel em Perugia (uma grana!!!) para ter um endereço na Itália;
3- Providenciei no Consulado Italiano de São Paulo um visto de um ano, como "familiare al seguito", por estar acompanhando meu marido. Importante foi ter feito a tradução e legalização da Certidão de Casamento. Aproveitei e legalizei também meus títulos de estudo;
4- Na Itália, dentro do prazo de 8 dias, pedi um "permesso di soggiorno per ricongiugimento familiare" para regularizar a minha presença. Esse tipo de documento é demoradìssimo, pra sair o meu, demorou 9 meses. Se eu tivesse vindo com meus documentos da cidadania jure sanguinis, teria sido tudo muuuuuito mais rápido e simples.
5- Quando saiu meu permesso di soggiorno, pude pedir a residência no Comune di Perugia, e na sequência as legalizações lá no Brasil ficaram prontas;
6- Com a minha residência, fui dar entrada no meu processo de cidadania no comune, e descobri que um dos documentos estava incorreto (accidenti!!!!!), tive que pedir pro meu pai providenciar um outro no Brasil;
7 - Após acertar a documentação, finalmente entrei com o pedido de cidadania, ainda bem que deu tempo, porque o meu permesso ( que me foi entregue após 9 meses) só valia um ano e já estava vencendo! Depois correu tudo rápido e sem problemas.

Resumindo, acabou dando certo, mas tinha um modo mais fácil pra fazer. Durante o tempo de espera do permesso, eu fiquei sem a possibilidade de ter um contrato regular de trabalho, o que me atrapalhou bastante, mas não foi um tempo perdido. Nas próximas postagens vou falar mais sobre atividades interessantes que se pode fazer para ajudar na integração com a cultura do país.
Deixe o seu recado, e se tiver dúvidas a respeito, é só perguntar.
Um abraço!

4 comentários:

  1. Sra. Mariângela Ragassi, Bom Dia! Adoramos visitar seu site! Gostaria de acescentar algo, mas só tenho alguma coisa que relata sobre vinhos e uvas italianos, asssunto que pouco interessa a quem deseja informações sobre cidadania. Quando aparecer algum enólogo avise que faremos o relato, se isso interessar. O site é super interessante, criado por pessoas do mais alto gabarito, honestas, competentes e solidárias. Precisa mais??? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola! Com certeza vai ter um espaço especial para os vinhos italianos, afinal, que acompanhamento é melhor do que esse para o nosso macarrao quotidiano? Aguardo a sua contribuiçao.
    Bjs mil!

    ResponderExcluir
  3. Ciao Mariangela, come stai?

    Estou com intenção de residir em Perugia e gostaria de saber, gentilmente de sua parte, se você recomenda a Comune de Perugia para a realização de pedido de reconhecimento de cidadania. Considerando aspectos como tempo de espera e burocracias desta Comune.

    Grazie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, espero que não tenha tentado pelo Comune di Perugia. Meu processo fiz em 2003, consegui passaporto, carta d'identità, tessera sanitaria, titolo de eleitor, dispensa militar..... agora o Consolato Generale d'Italia _ San Paolo diz que neste Comune erraram na transcrição do atto di nascita.

      Excluir