segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Palio di San Rufino



O verão nesta região da Umbria é marcado por diversas festas ao ar livre, onde se pode encontrar a venda de pratos típicos, produtos locais e manifestações de grupos culturais. Quase toda cidadezinha tem um centro histórico bem conservado que se transforma em cenário para estas manifestações, com apresentações de dança, música , exposições e jogos que reproduzem aspectos da vida medieval.






O "Palio di San Rufino" acontece todo ano nesse período na cidade de Assisi, que, além de ser um ponto de encontro para os devotos do querido Patrono São Francisco, tem um encanto todo especial pela sua localização. Ela foi construída nas encostas do Monte Subasio e a combinação entre a geografia acidentada, as construções em pedra e o zelo dos seus habitantes cria ambientes únicos, onde se integram prédios da época do Império Romano, da Idade Média e do início do Renascimento.


















A festa dura quatro dias nos quais se sucedem as apresentações dos grupos da companhia "Balestrieri di Assisi"composto pelo grupo de tambores, de músicos com instrumentos de época, de danças tradicionais e os grupos de atiradores com o arco medieval denominado "balestra". No final do último dia tem a competição de tiro ao alvo, na qual as equipes de atiradores disputam o "palio" que é um estandarte confeccionado artesanalmente em homenagem a "San Rufino".


Esta é uma experiência muito interessante e que faz refletir a respeito do que é a identidade de um povo e quanto esta identidade contribui para uma vida rica de cultura e de relações interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário