domingo, 30 de agosto de 2009

Università per Stranieri di Perugia

Esta matéria é para aqueles que se interessam em aprender a língua italiana diretamente na Itália ou para quem estuda italiano no Brasil e quer obter o certificado de conhecimento da língua italiana reconhecido internacionalmente.

A Universidade para Estrangeiros de Perugia é a mais antiga e prestigiada instituição italiana empenhada na atividade de ensino, pesquisa e difusão da língua e da civilização italiana em todas as suas expressões.

A sua história começa em 1921 por iniciativa do advogado perugino Astorre Lupattelli. A partir de 1927 passou a funcionar na sede atual, o Palazzo Gallenga, situado no coração do Centro Histórico da cidade. Hoje conta com outras 5 estruturas: Prosciutti, Lupatelli, Orvieto, Valitutti e a Villa Colombella. Com a lei de 17 de fevereiro de 1992, n.204, vem reclassificada como universidade da qual fazem parte a Faculdade de Língua e Cultura Italiana e os departamentos de Ciência da Linguagem e Culturas Comparadas.

Além dos cursos de língua e cultura italiana são oferecidos cursos de bacharelado, especialização e master.Mais de 300.000 estudantes de quase 200 nacionalidades frequentaram estes cursos tornando-a mundialmente famosa.

Muitas instituições em todo mundo distribuem bolsas de estudo para alunos que desejam freqüentar os cursos desta universidade. Outras instituições são sedes convencionadas para os exames de certificação linguística CELI (italiano geral) ou CIC (italiano comercial), ou ainda acolhem alunos para períodos de estágio.

As bolsas de estudo são de três tipos: para os cursos de língua e cultura italiana para estrangeiros, para especialização e aperfeiçoamento e para bacharelado e master.

Os cursos de língua italiana são divididos em: elementar 1 e 2, intermediária 1 e 2, e avançado 1 e 2. Antes de iniciar, é aplicado um teste de ingresso para avaliar o nível de conhecimento do aluno. O certificado CELI vem sido aplicado no mundo desde 1993 e o CIC desde 2000, e, a partir de então, já se inscreveram mais de 82.000 candidatos.

O Brasil conta com quatro instituições conveniadas para a aplicação dos exames, que são:
- Centro de Cultura Italiana- PR/SC; http://www.culturaitaliana.com.br/Default.asp
- Universidade do Vale do Itajaí; http://www.univali.br/
- Istituto Italiano de Cultura - San Paolo; http://www.iicsanpaolo.esteri.it/IIC_Sanpaolo
- Istituto Italiano de Cultura - Rio de Janeiro. http://www.iicrio.esteri.it/IIC_Riodejaneiro

Para saber mais sobre bolsas de estudo na Itália, entre no link: http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Stranieri/Opportunita/.

O endereço é: Università per Stranieri di Perugia - Piazza Fortebraccio 4, 06123 Perugia - Centralino +39 075 5746 1 - site: http://www.unistrapg.it/italiano/.

5 comentários:

  1. Oi, queria saber quais os documentos necessarios referente ao ensino medio a apresentar na Universidade? Quais devem ser legalizados no consulado? Eu ja tenho graduaçao no Brasil, mas alem dos docs da graduaçao, devo apresentar o do 2 grau, vc sabe me dizer quais sao?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola Dani
    Eu pedi para legalizar meus documentos em 2006 no Consulado de Sao Paulo.Os da graduaçao foram meio demorados pois a Universidade teve que emitir, além do diploma e do Historico escolar que eu ja tinha, o conteudo programàtico das materias cursadas o que é um calhamaço enorme que deve ser encadernado com o lacre da universidade e so a primeira folha deve ser traduzida. A assinatura do Reitor deve ser reconhecida por um tabeliao de notas (tanto daquele que assinou o diploma na época como o atual que vai assinar a declaraçao de validade do curso em um formulario emitido pelo proprio Consulado). O certificado de 2°. grau é mais simples porque precisa do Historico escolar com reconhecimento da firma do diretor em um cartorio de notas e a publicaçao da conclusao do curso no Diario Oficial, tudo traduzido por tradutor juramentado da sua circunscriçao consular . Foi assim em 2006, mas informe-se sobre a necessidade ou nao de fazer a legalizaçao diplomatica no Eresp. Ha um ano eles começaram a exigir esse tipo de legalizaçao para documentos que seriam usados para cidadania na Italia e nao sei lhe dizer se passou a valer também para diplomas. Depois vc me conta se deu tudo certo. Boa sorte!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. olha, o da universidade fiz o mesmo q vc. Agora estou fazendo o do ensino medio. Foi necessario enviar p Secretaria de educação e Cultura, q avaliam, carimbam e ai sim vai p traduçao..
    Espero q de tudo certo. :)
    um bjo

    ResponderExcluir
  4. Vou estudar na Italiano na Perugia de 01/07 a 30/09/2010, algem tem o teste de nivelamento de anos atras. Meu email: lara_salge@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola sou Antonio Carlos,o que preciso para estudar na universidade stranieri di perugia
    aguardo a resposta.
    mail peti_onil@hotmail.com

    ResponderExcluir