quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AIRE: o que significa

Você sabe o que é o AIRE?
A sigla AIRE significa Anagrafe degli italiani residenti all’estero ou cadastro dos italianos que têm residência fixa no exterior.Esse cadastro permite que se programe de modo mais racional as intervenções do Governo Italiano a favor da comunidade de italianos residentes no exterior e também permite o exercício de voto no exterior.
Graças à lei 459 de 27/12/2001, aprovada pelo Parlamento e sancionada pelo Senado Italiano, o cidadão italiano nascido ou não na Itália, residente no exterior, tem o mesmo direito de voto dos que vivem em território Italiano.Porém, para ter esse direito, a pessoa deverá estar inscrita ou ter seus dados atualizados no AIRE.
Todo o processo eleitoral para os italianos residentes no exterior é realizado por correspondência e o AIRE é o mecanismo que norteia os trabalhos dos consulados.Para informações sobre os procedimentos para inscrever-se no AIRE os interessados poderão contatar o Consulado Italiano da circunscrição a que pertencem.
A relação dos Consulados poderá ser obtida no site www.ambbrasilia.esteri.it.

Fonte: Unione Italiana del Lavoro- UIL-Brasil.

Para completar, é importante salientar que o brasileiro que obteve a cidadania italiana diretamente na Itália e decidiu retornar ao Brasil deve atualizar seus dados junto ao AIRE do consulado italiano correspondente ao seu endereço de residência. O requerente tem 90 dias de prazo para isso. Para a Itália é indispensável que o cidadão informe as autoridades sobre a própria residência, pois todos os possíveis benefícios ou serviços consulares aos quais a pessoa tem direito partem desta informação.



2 comentários:

  1. boa tarde !!!
    fui até a itália com todos os documentos prontos para ser realizado por endereço e depois voltar para o Brasil, chegando la a Sra. da Anagrafe falou que eu tinha que me encrever no aire...mas sempre soube que aire a gente só pede depois da cidadania pronta.....ou não o que tenho que fazer e cadastrar meu avó !!!

    E também falou que eu não podia tirar por aquele comune nicosia Sicilia.. por que meu avó nasceu em outro comune.Lenola estou confusa, ha itálianão e uma europa só.

    obrigada pela ajuda e atenção

    ResponderExcluir
  2. Olá, não entendi muito bem como foi realizado seu processo e, assim, não posso fornecer muitos esclarecimentos. O que é possível afirmar é que: 1) Você tem razão ao dizer que apenas cidadãos italianos têm a obrigação de se inscrever no AIRE; 2) O funcionário do "comune" da Sicilia deu uma informação incorreta ao dizer que não se pode fazer o processo de reconhecimento da cidadania de uma pessoa cujo descendente não tenha nascido naquele "comune". Meu bisavô italiano era de Mântova e eu fiz o meu processo em Perúgia.

    ResponderExcluir