sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Viajando de trem na Itália

Viajar de trem pra mim era uma coisa que eu fazia na minha infância, na época do Natal, quando meu pai comprava as passagens na estação da Luz em São Paulo para irmos visitar os nossos parentes no interior. Bons tempos aqueles...Mais tarde passamos a ir de carro e acabaram-se as viagens de trem.

Transferindo-me para a Itália, voltei a usar esse meio de transporte e me transformei no que eles chamam aqui de "pendolare" que é o trabalhador que pega o trem todo santo dia. Agora eu posso dizer que me adaptei completamente ao funcionamento do sistema ferroviário daqui, mas no começo...Quanta confusão! Não que seja uma coisa difícil, mas precisa pegar o jeitinho.
Uma coisa que a pessoa deve prestar atenção, principalmente nas grandes estações, é em qual "binario" ( plataforma) deve embarcar, porque não é uma informação que vem escrita no bilhete de embarque . Não tem nada a ver com pegar ônibus na rodoviária no Brasil, onde o funcionário da bilheteria já informa a plataforma de embarque. As pessoas podem se perguntar: -Mas por que não vem escrito? Não é só pra complicar, é que, excluindo-se os bilhetes que vêm com a data e orário marcados e que são para trens menos comuns, a maioria dos bilhetes tem validade de 60 dias. Então, dentro deste prazo, pode-se escolher qualquer trem daquela categoria que vá ao destino escolhido. Se a pessoa não é prática no assunto, para saber qual é o "binario" certo, eu recomendo o seguinte:

-Evite as máquinas self service e compre o bilhete no guichê. Pergunte ao funcionário qual é o próximo trem que pára na cidade de destino. ( Por exemplo: Quall'è il prossimo treno che si ferma a Perugia?). O funcionário vai te responder: é o trem que vai a Firenze das 13:50 ( è il treno che va a Firenze delle 13:50). Com esta informação, procure um painel onde está o elenco das próximas partidas como nos aeroportos. No caso de estações pequenas, são televisões penduradas na parede. Procure por Firenze 13:50 e verá que entre as informações estarà: Bin. 5.
-Atenção aos itinerários combinados, ou seja, aqueles em que se deve descer em uma estação no meio da viagem e mudar de trem. Por exemplo, partindo de Roma para chegar a Perugia se pega um trem que vai para Ancona. Quando ele pára em Foligno, no meio do caminho, o passageiro deve descer na estação e informar-se sobre o próximo trem que pára em Perugia e qual é o "binario". Normalmente tem um "capo stazione" com o uniforme da Trenitalia na plataforma e se estiver de bom humor, pode lhe responder ali mesmo. Isto pode fazer a pessoa evitar de ficar andando pra cima e pra baixo com bagagens, pois em algumas estações o acesso às plataformas são escadas (não rolantes) que passam por baixo dos trilhos.

Outra coisa importante é estar atento a mudanças de plataforma. Neste caso é preciso prestar atenção ao serviço de comunicação da estação que avisa através dos altofalantes. Normalmente é assim: "Il treno numero 445 di Trenitalia delle ore 8:27 (horário em que o trem deve partir daquela estação) proveniente da Roma Termini e diretto a Firenze Santa Maria Novella ( cidade e nome da estação de partida e de chegada) deve arrivare al binario 5 invece che al binario 4." Eles repetem isso duas vezes. Caso esteja ainda próximo a um painel, o passageiro pode conferir se entendeu direito, mas se já estiver no "Binario" e a mudança foi em cima da hora, é melhor perguntar a um dos outros passageiros e seguir o fluxo, pois o trem permanece parado na estação por pouco tempo.

Em caso de atraso eles avisam do mesmo modo, e começa assim: "Annuncio ritardo!Annuncio ritardo! Il treno numero... "Por isso sempre é bom saber o número do trem que se deve pegar. Os bilhetes dos trens tipo Intercity ou Eurostar vêm com várias informações: data, hora ( de partida e de chegada), classe, numero do trem, vagão (carrozza), lugar (posto), se é corredor(mediano) ou janelinha(finestrino). No caso dos bilhetes mais comuns, deve-se procurar o número no painel de acordo com o destino final do trem e a hora de partida.






Este é um bilhete Inter City de Milano a Assisi, emitido no guichê

Agora preste muita atenção porque isto é importantìssimo!!! Fazer a convalidação do bilhete sempre. Antes de embarcar, espalhadas pelas plataformas estão as máquinas que timbram a data, a hora e a estação. Durante a viagem os "controllori" passam para conferir e as multas para irregularidades podem ser de 30 a mais de 100 euros, o que é chatíssimo! Para fazer, basta inserir o bilhete na abertura empurrando-o para a esquerda e para o fundo. Ela faz um barulhinho, e pronto! Falando com um "controllore" para saber em que caso não é necessário timbrar, ele me respondeu que é melhor timbrar sempre, mesmo trocando de trem, cada vez que subir e descer em uma nova plataforma, porque ter timbres a mais no bilhete não dá problema, o que não pode ter é timbres a menos.


Este é um bilhete emitido pela máquina self service, de ida e volta, com o timbre das duas estações

As máquinas self service em geral funcionam bem e são bem simples de usar, basta ir clicando para escolher o destino, inserir o dinheiro ou carta de crédito, e sai impresso o bilhete. Algumas têm um valor limite para devolver o troco, por isso eu não aconselho a usar notas de valor muito mais alto que o preço do bilhete.

Outra coisa que eu recomendo em caso de viagens a cidades pequenas é informar-se, antes de comprar o bilhete, sobre a localização da estação de destino, pois existem estações que levam o nome da cidade, mas que ficam no meio do nada. Uma vez eu desembarquei no meio de um milharal e como não tinha ônibus e também não passava ninguém, caminhei por quase duas horas... Que mico!

Para saber sobre orários e percursos, entre no site da "Ferrovie dello Stato": http://www.trenitalia.com/homepage.html

Espero que estas informações sejam úteis, se tiver dúvidas ou algo a acrescentar, deixe o seu recado!

3 comentários:

  1. Boa Noite Mariangela
    Aqui quem fala é Clara, sou arquiteta formada recentemente e estou quase indo pra Florença para estudar por três meses. Estou pesquisando tudo que posso através da Internet, e encontrar sites que disponibilizem informações práticas, e ainda para brasileiros, é de muita ajuda.

    Gostaria de te fazer uma pergunta: há possibilidade para o estudante trabalhar durantes esses três meses que vou ficar, mesmo que seja poucas horas por semana? Agradeço a atenção.
    Clara Meurer

    clarameurer@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola, Clara
    Para saber o que é que vc pode fazer regularmente na Italia é preciso ver de que modo vc vai entrar no paìs, ou seja,com qual tipo de visto, e eu imagino que, no seu caso, seja um visto de estudante. Com este tipo de visto nao é permitido trabalhar com registro.Aqui existe trabalho sem registro, mas é uma coisa fora da lei, arriscada principalmente para estrangeiros que declaram estar entrando no paìs por outros motivos...é melhor avaliar direitinho. Vc ja procurou informaçoes sobre bolsas de estudo?
    Qualquer dùvida pode me perguntar, aquilo que eu souber, lhe passo. ok?
    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Mariangela Regassi. Peço desculpas por utilizar esse espaço para uma pergunta.è que eu estou precurando informaões de como chegar até ma cidade no sul da Italia mas até agora não consegui o que quero realmente. Eu e a minha mulher pretendemos viajar a Italia no ano de 2011 ou 2012. Estaremos chegando do Brasil desembarcando em Milão , depois pegar uma esyjet até Roma. Nosso bjetivo é seguir de roma para uma cidadezinha chamada Orsomarso, em Cosenza na Calabria. É possível chegar até lá de trem? Qual seria o trem certo que nos levasse até lá. Creio que uma cidade pequena. Não sei nem se lá em hoteis. Fica dentro de uma parque nacional. Só sei que a cidade mais perto chama-se Scalea. Penso eu que o trem não chega até lá. De qualquer maneira se puder nos ajudar agradecemos muito.

    Meu nome é Jose Carlos Reis
    e-mail: trannin_reis@yahoo.com.br ou nfrrcarlos@hotmail.com.

    Obrigado.

    Atenciosamente.

    Jose Carlos Reis

    ResponderExcluir