quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O trânsito na Itália

O trânsito é uma coisa muito curiosa de se ver nas diferentes regiões do mundo, porque reflete a personalidade de um povo, seu modo de encarar a vida em sociedade, sua concepção de organização, de urbanização e de comportamento coletivo. Quando alguém chega na Itália com aquela idéia de que está vindo para um país, digamos, de primeiro mundo, muitas vezes se assusta com o trânsito daqui, que mais parece um trânsito de um outro mundo. Acho que é o resultado de uma combinação explosiva entre a personalidade do italiano que tende muito para a impulsividade, o gosto pela velocidade e uma certa resistência a obedecer regras. Olhando assim parece que estou me referindo a pessoas com baixo nível de civilidade, mas não é exatamente isso, é que o transito é um setor particular da sociedade italiana e não se deve generalizar.
Existem esforços no sentido de melhorar este comportamento. Os exames para a carteira de motorista sao rígidos, principalmente o exame teórico para o qual uma pessoa deve se preparar durante meses. Mil regras, sinais, artigos sobre segurança, tudo dentro dos padrões europeus, mas nas ruas, parece que a coisa nao funciona bem, embora em algumas cidades exista um maior respeito às regras.
Eu moro em uma cidade pequena (18mil habitantes) e já presenciei, na frente da minha casa, dois acidentes inacreditáveis, com capotagem e tudo. Não é raro ver um carro estacionado no meio da rua ou encontrar um estacionado atrás do seu carro impedindo a sua saída.
No caso dos pedestres, eu recomendaria muita atenção na hora de atravessar as ruas, e atravessar nas faixas de segurança, porque, assim, diminui o risco de serem atropelados (para ser sincera, diminui um pouco). Não ir atravessando quando o sinal para pedestres está no verde, porque, como diz o nome, o sinal é para pedestres e quem está dentro do carro não presta muita atenção, a menos que não seja um cruzamento, mas mesmo assim não é garantido que o veículo vá parar. É bom procurar fazer contato visual com o motorista para dar um pouco mais de segurança na hora de atravessar, mas ser for uma avenida com mais faixas de transito, é melhor se certificar de que o veículo da outra faixa também está atento. Se o motorista estiver falando no celular, é melhor deixar ele passar. Muitas vezes atravessei na faixa fazendo sinal de pare com a mão ( pode funcionar).

Se você está em dúvida se eu estou exagerando, dê uma olhadinha aqui neste vídeo e tire suas próprias conclusões...



Seus comentários são muito bem vindos!

12 comentários:

  1. Tem duas coisas que eu acho muito ruim de dirigir na Italia:

    Os "motorini" que estao por toda parte e pensam que sao os donos da rua. Nem em SP eu nunca vi tantas motos como aqui em Firenze.

    A outra coisa ruim, sao as ruas que sao muito estreits... Ah.. sem falar nos ciclistas que andam tranquilamente no meio da rua, na frente dos onibus, caminhoes... enfim, de tudos!

    Ah... tem mais! A falta de estacionamento! Aqui em Firenze a gente nao encontra lugar nenhum hehehehe

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  2. Aqui no norte eles até respeitam um pouco tanto os outros motoristas como os pedestres (apesar de quase ter sido atropelada em Milao em um daqueles cruzamentos malucos da Italia... mas também, era um molequinho de scooter).
    Fiquei espantada de ver o transito em Turim. Achei que seria mais organizado, mas nao. Cada cruzamento mais mal feito.
    Agora o transito em Napoles é impossivel! Uma vez vi um carro parado na faixa dupla e o motorista do lado conversando com o amigo. Sem contar que nao te dao passagem, mesmo sendo a sua preferencia.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tem um selinho no meu blog para voce!
    http://historianaitalia.blogspot.com/2009/09/oba-outro-selinho.html

    ResponderExcluir
  4. Ola, Cris
    Os "motorini" sao realmente uma marca registrada das ruas da Italia, parece que todo jovem a partir de 16 anos tem um, impressionante!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola, Juliana
    Nao conheço pessoalmente o transito de Napoles mas sei que la andar de carro dà uma emoçao a mais ao turista... quem sabe nas proximas férias eu possa conferir ao vivo e a cores. Um abraço pra vc e obrigada pelo selinho!

    ResponderExcluir
  6. Mariangela, morremos de rir com o vídeo. Moro em Sesto Calende (Varese/Lombardia), uma simpática comune com pouco mais de 10 mil habitantes, com minha mulher e nosso filhote de 13 anos. Temos a cidadania (meu bisavô nasceu em Sabbioneta/ Mantova) e estamos aqui há 1 ano. Também já passei maus bocados tentando atravessar a rua, e ainda me espanto com a tranquilidade da Italianada mesmo com os carros "tocando em cima"! Parabéns pelo blog e pelo artigo falando desse trânsito maluco. Mas uma coisa é verdade: eles dirigem mal, mas são extremamente civilizados. Só buzinam quando eles mesmos se assustam... Auguri!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal! Saudações! A Itália está treinando para ter um trânsito parecido com o da Índia. Por enquanto são´apenas gêmeos na desumanidade..Ou melhor, o trânsito, como entidade autônoma, nada tem a ver com algo que se possa nomear de culpa nem com a ignorância dos condutores...Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ola, Erico
    Obrigada pelo seu comentario!
    Auguri pra vcs também nessa aventura italiana!
    Abraçao!

    ResponderExcluir
  9. Ola papai José Carlos! Saudaçoes!
    Vc viu que sò falta eu começar a dirigir pra completar esse quadro? Vai ser a cerejinha que faltava no bolo, nao é mesmo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sra. Ragassi! Lembro-me bem que na saída, em qualquer subida íngreme, não amassava a caixa de fósforos colocada na roda traseira, e sem usar freio de mão.Portanto, as ruas da Itália a esperam..Os Fittipaldis começaram um dia...Vá em frente! O trânsito italiano vangloriar-se-á de sua capacidade.É só acelerar e frear. Não será diferente de ninguém..Mas, vc tem cabeça boa para safar-se das encrencas que rondam nossos veículos, aqui e aí.Sucesso na nova empreitada! Já viu o carro a ar? Mando vídeo. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Mari @ José Carlos,
    se é para colocar o que falta neste trânsito, leve a minha irmã. Ai sim quero ver estes fiats com esta lux! JoaQUIM

    ResponderExcluir
  12. Ele até passam sinais vermelhos, fogo grandes malucos

    ResponderExcluir